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Dicas técnicas
Sua função é manter a pressão interna do sistema de arrefecimento em escalas das pressões adequadas para cada modelo e, para o correto funcionamento do sistema de arrefecimento, a temperatura trabalhe entre 90º C a 110º C. O condutor poderá identificar alguma anormalidade como: • Luz de advertência vermelha no painel. • Fumaça saindo do capô. • Medidor de temperatura chegando no máximo. Obs.: Pare o veículo, pois poderá danificar partes internas do motor.
• Verificar o nível do líquido de arrefecimento (aditivo) frequentemente, sendo o indicado a cada 15 dias e a troca do liquido (aditivo) a cada 60.000 Km. • É de extrema importância a manutenção periódica do sistema de arrefecimento, deixando livre de impurezas (ação de elementos naturais como pó, barro, poeira e lama) ocasionando depósito de sólidos (borra), que consequentemente levará ao entupimento no sistema e bloqueio da troca térmica. • O reservatório, conforme o seu tempo de uso, acumula em seu interior impurezas provindas do motor, dificultando a verificação do nível do líquido (aditivo). Portanto faz-se necessário a troca do reservatório. Não é recomendado, em hipótese alguma utilizar técnicas de lavagem pois a tendência será a contaminação do sistema de arrefecimento com essas impurezas. • O líquido de arrefecimento (aditivo) ideal é composto por: ÁGUA DESMINERALIZADA+ADITIVO DE ARREFECIMENTO (CONCENTRADO). Sendo a mistura respectivamente na proporção 40%+60% ou 50%+50% • Água desmineralizada (deionizada) do Reservatório: É livre de metais, íons e metais pesados. A sua utilização evita a corrosão, oxidação e a formação de incrustações causadas pelos minerais e sais contidas na água comum. • Aditivo de arrefecimento do Reservatório: É um produto que proporciona proteção antifervura e anticongelante (sendo necessário que contenha MONOETILENOGLICOL em sua fórmula).
A Tampa do Reservatório é um item primordial para o funcionamento do sistema de arrefecimento, sendo suas principais funções. • Manter a pressão interna do sistema de arrefecimento em escalas de pressão adequadas para cada modelo de veículo e manter a temperatura em torno de 90º C a 110º C para o seu correto funcionamento. • Agir como uma válvula de alívio para não danificar as partes (peças) do sistema de arrefecimento.
• Para aumentar a vida útil do motor do seu veículo e manter o funcionamento correto, a Tampa do Reservatório deve ser trocada a cada 1 ano ou 30.000 Km e ser aplicada corretamente por um profissional certificado. • É de extrema importância a manutenção periódica do sistema de arrefecimento no Reservatório, deixando livre de impurezas (ação de elementos naturais como pó, barro, poeira e lama) ocasionando depósito de sólidos (borra), que, consequentemente, levará a inoperância das peças internas da válvula da Tampa. • Aquecimento excessivo do líquido devido a perda de água.
• A Tampa do Reservatório tem a função de manter a pressão do sistema em escalas para cada modelo através de uma válvula que se abre quando atinge o valor de abertura, liberando a passagem de pressão. • A Tampa do Reservatório evita os vazamentos e odores de combustível.
• Para manter o funcionamento correto do sistema de partida a frio (cold start) a tampa do Reservatório deve ser trocada a cada 1 ano ou 30.000 Km e ser aplicada corretamente por um profissional certificado. • É de extrema importância a troca da tampa do Reservatório do sistema de partida a frio, pois poderá ter um acúmulo de impurezas (ação de elementos naturais como pó, barro, poeira e lama) ocasionando depósito de sólidos (borra), que consequentemente levará a inoperância das peças internas da válvula da Tampa e danos como vazamento e odor de gasolina.
Líder nacional na fabricação localizada de reservatórios de água para as mais diversas aplicações automotivas.